Escolhendo o Comune Ideal

Escolhendo o Comune Ideal

30 de maio de 2019 Cidadania Italiana 0

Muito provavelmente, você já deve ter lido nas redes sociais, relatos de pessoas que conseguiram o reconhecimento da cidadania italiana em tempos recordes e também deve ter visto dezenas de pessoas perguntando onde tal processo foi feito, mas muito raramente você deve ter visto a resposta para esta pergunta.

A partir do momento que alguém divulga o nome da cidade onde o processo foi feito com agilidade, automaticamente este comune acaba se tornando um caos, visto que dezenas de outras pessoas irão para este lugar e assim, sobrecarregando o comune com inúmeros pedidos de reconhecimento.

Mas afinal, o que é comune?

Comune significa município, cidade, mas também é como se chama o local responsável pela administração desta cidade, é como se fosse a prefeitura municipal e o cartório juntos, já a palavra “Prefettura” em italiano, se refere a sede administrativa da província, ou seja, a capital daquela região a qual o comune pertence, como se fosse a capital do nosso estado no Brasil.

Exemplo: Ponzano(Comune), província de Treviso, região do Vêneto.

Bom, vamos ao que interessa.

Comune grande.

Já começo dizendo, “fuja das grandes cidades!”

Quando falo de cidade grande, me refiro as mais conhecidas turisticamente. Elas podem ser boas para quem gosta de movimento, atrações e não consegue ficar parado esperando pelo andamento do processo, no entanto, esta que te traz benefícios na área turística, também te traz malefícios, visto que o foco aqui é o reconhecimento de sua cidadania italiana. Em uma cidade grande, o oficial do comune provavelmente estará muito mais sobrecarregado de tarefas do cotidiano, o que será prioridade para ele, assim deixando seu processo em segundo plano.

Não estou afirmando que esta seja uma regra, mas é o que as estatísticas apontam.

Vai que os tempos mudaram e você dá a sorte de unir o útil ao agradável.

Comune pequena.

Uma cidade pequena irá lhe proporcionar calmaria, descanso e a possibilidade de conversar com pessoas, sem a preocupação do corre-corre da cidade grande, ou seja, a possibilidade de interagir com seus novos vizinhos e praticar bastante seu italiano. No entanto, se tratando de reconhecimento de cidadania italiana, o oficial do comune pode nunca ter feito tal procedimento, o que também pode vir a ser um problema, pois ele terá que consultar os “manuais”, desta forma, podendo atrasar o andamento do seu processo.

É importante lembrar que na Itália existem mais de 8 mil cidades, a grande maioria nós nunca ouvimos falar.

E uma comune média, então essa pode?

Entende-se por “cidade média”, uma que tenha aproximadamente entre 20 e 40 mil habitantes, o que lhe proporcionará uma infraestrutura adequada para a prática do reconhecimento da cidadania. O oficial provavelmente já terá efetuado outros processos como o seu e as tarefas do dia a dia, muito provavelmente, estarão divididas entre outros setores, facilitando o andamento do processo.

Você pode pesquisar pelo nome da cidade que deseja no site Wikipédia e verificar o número de habitantes daquela região. Também encontrará no site Comuni-Italiani, informações e estatísticas sobre diversos municípios, províncias e regiões da Itália. Ele não é completo, mas pode ajudar em alguma coisa.

É claro que sempre irão aparecer pessoas relatando que, tiveram sua cidadania reconhecida rapidamente em uma cidade grande, ou em uma cidade pequena, mas tudo é relativo.

Estude bastante sobre os lugares em vista.

Uma dica é tentar entrar em contado com alguém do comune e perguntar se existe uma perspectiva de tempo para o processo.

Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto ou tem alguma dica para compartilhar conosco? Então escreva para nós logo aqui abaixo.

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *